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Forma ou conteúdo: o que vende?

Forma ou conteúdo: o que vende?

O erro mais comum entre os novos empreendedores que não alcançam o sucesso é, segundo pesquisa do Sebrae, se focar mais na forma do que no conteúdo de seu novo negócio ou produto. Exatamente o mesmo erro se repete com palestrantes, mas nesse caso, acontece até com alguns palestrantes que já atuam há algum tempo no mercado, não apenas iniciantes.

Eles se focam em construir uma excelente palestra em termos de entretenimento, pirotecnia e produção e acabam – involuntariamente, é bom que se diga – deixando escapar aquilo que os contratantes mais buscam numa palestra: a solução para um (ou mais) determinado problema. E a questão que fica é: por que isso acontece?

A razão mais comum para isso acontecer é o profissional querer adequar as suas palestras ao seu conhecimento atual, adquirido através dos anos. Ou seja, “eu, palestrante, entendo sobre o ASSUNTO A, então farei palestras sobre o ASSUNTO A. Afinal de contas, o meu domínio é sobre o ASSUNTO A e não tem sentido construir uma palestra em torno de outro assunto, certo?” Errado. E muito errado. Dessa forma o profissional estará ignorando a demanda dos possíveis clientes, ignorando suas necessidades e a, quase sempre óbvia, necessidade de adequar-se e aprender mais.

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E então ele (a) cria uma palestra sensacional, repleta de recursos áudio visuais capazes de tirar o fôlego da plateia, textos encantadores e exuberantes, sua apresentação sobre o palco é teatral e arranca aplausos empolgados. Um produto sensacional – em termos de FORMA – mas… útil para quem?  Ela será um sucesso? Venderá bem? Pouco provável.

Obviamente, ninguém espera que um excelente profissional de vendas, que tem conquistas sólidas na área de vendas e toda uma carreira dentro dessa área, mude de área para se tornar palestrante. Mas o que se espera é que ele ouça/pesquise as necessidades ATUAIS de seu público-alvo, busque entender quais são os problemas ATUAIS que precisam ser resolvidos e/ou quais benefícios seriam úteis para as empresas HOJE. Atualize-se. Saia de sua zona de conforto. Lembre-se que sempre que seu sucesso passado não é garantia de sucesso futuro.

O ideal é buscar a excelência nos aspectos forma e conteúdo mas, se tiver de priorizar um ou outro, priorize o conteúdo. Conteúdo EXCELENTE com uma forma boa, vende bem e cumpre seu papel. O contrário apenas desaponta o cliente e pode acabar com uma reputação.

Para alcançar o sucesso no mercado de palestras entenda que, o que uma empresa busca quando contrata você é uma solução/benefício EM FORMATO DE PALESTRA, não uma PALESTRA BONITA E BEM PRODUZIDA, mas inútil para a empresa. É isso que você vende: UMA SOLUÇÃO/BENEFÍCIO para a empresa, não UMA PALESTRA. #ficaadica

Fonte: +Plus Comunicação